terça-feira, 10 de março de 2020

Salmos

Salmo 119

Sl 119.08-15 (2ª estrofe)
9 - De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.
10 - ​De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos.
11 - Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
12 - Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos.
13 - Com os lábios tenho narrado todos os juízos da tua boca.
14 - Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas.
15 - ​Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito.

O Caminho da Purificação

Vs. 9 - A Segunda estrofe começa como uma pergunta retórica, pergunta essa dirigida aos jovens. A resposta é de acordo com a sabedoria dos escritores bíblicos de que a solução para todos os problemas da mocidade em todos os períodos da história é atenção à Palavra de Deus. Guardar puro o caminho significa ter uma conduta de vida, santa, ilibada, correta, justa segundo a Palavra do Senhor. Tal conduta nos dias de hoje é um desafio para os jovens, pois vivem em meio a uma sociedade onde tudo é relativo, onde aquilo que é bom para você e te dá prazer é válido, uma sociedade que ignora, zomba e não crê em Deus, desconhece o verdadeiro autor da vida e por isso vivem uma vida entregue as suas paixões infames.

Vs. 10 – A purificação do nosso caminho se dá pela observância das Sagrada Escrituras o que nos leva, segundo a parte “a” do versículo 10, a busca pelo Senhor. “De todo o coração te busquei...”  Percebe-se, estampado nas palavras do salmista, o desejo de buscar ao seu Senhor, o que nos leva a conclusão de que quando damos a devida atenção à Palavra de Deus, isso gera um desejo de buscá-lo e conhece-lo cada vez mais. A ênfase é busca-lo de todo o coração, e, o bom e interessante é que o próprio Deus nos garante que se de tal forma procedermos o encontraremos (Jeremias 29.13).
A parte “b” do versículo 10 o salmista demostra temor ao pedir a Deus que não o deixe desviar, fugir, se afastar dos Seus mandamentos. Creio que esse temor se faz pela consciência que o escritor tem de sua condição como homem falho e pecador. De forma que se a minha vida é purificada pela Palavra de Deus a consequência do meu desviar desses preceitos é a impureza advinda do erro (pecado) que me condenará (o salário do pecado é a morte... – Rm 6.23a). Assim deveria ser o nosso clamor contínuo a Deus para que Ele nos ajude a nunca desviarmos dos seus mandamentos.

Vs. 11 – Creio que esse seja o verso chave da estrofe, pois tanto os versos 9 e 10 como os 12, 13, 14 e 15 serão mais facilmente entendidos e praticados se de fato eu compreender e aplicar esse versículo a minha vida. O Salmista aqui, mais uma vez expressa e enfatiza o seu temor de errar diante do seu Senhor, de não o agradar, de não o obedecer, apontando a única maneira de não cometer tal erro, a saber, guardar as palavras de Deus no coração. A palavra coração aqui (hb. leb) pode ser traduzida por “mente” ou “razão” ou ainda “inteligência”. Ou seja, guardar no coração significa ter a palavra gravada em minha cabeça por assim dizer, ter em mente passagens bíblicas, versículos decorados, e praticar os princípios nela contidos. Se assim procedermos não pecaremos contra o Senhor, com isso não quero dizer que não temos pecado ou que nunca mais pecaremos, de forma alguma! O que estou dizendo é que se tivermos gravados em nosso coração (mente) a Palavra de Deus não viveremos mais na prática do pecado sendo escravo dele (1Jo 3.9). Ter a palavra guardada no coração e ter Cristo em nós, somos nova criação (2Co 5.17), nascidos de uma semente incorruptível (1Pe 1. 23), essa semente é a Palavra de Deus, e, Jesus é essa Palavra (Jo 1.1; 1Jo 1.1; Ap 19.13).

Vs. 12 – O Salmista inicia o verso 12 declarando: “Bendito és tu Senhor!...A Palavra Bendito (barak) no original significa ser abençoado, ser adorado, ser louvado, o que nos leva a entender que outra consequência de observarmos, guardarmos a Palavra de Deus é nos levar a adorá-lo! Quando meditamos nas Sagradas Escrituras, buscando a Deus, passamos a conhece-lo um pouco mais de forma que isso sempre nos levará a bendizer o seu santo nome e adorá-lo na beleza da santidade (Sl 96.9)



Por: Romildo C. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário